O Colégio, desde sua fundação em 1986 preserva o seu objetivo de educação de “formação integral” do aluno.
Ao promover esta formação, ao longo de sua existência, temos desenvolvido ações voltadas para o aprimoramento da aprendizagem dos alunos, atendendo às demandas do seu tempo, num esforço continuado para oferecer a todos o domínio dos conhecimentos básicos de nossa cultura, respeitando as características pessoais, o seu ritmo de aprendizagem e o seu desenvolvimento cognitivo.
Considerando que educar não consiste apenas na transmissão de valores morais, mas em criar condições para favorecer a construção de identidades que se processam na convivência, pela mediação de todas as linguagens que são utilizadas para compartilhar significados, procuramos, através dos conhecimentos e competências cognitivas e sociais, constituir identidades mais aptas a assimilar mudanças, mais autônomas em suas escolhas, mais solidárias, que acolham e respeitem as diferenças, pratiquem a solidariedade e superem a segmentação social.
Como sujeito da formação integral, o aluno deverá sentir a alegria de estar no Colégio, pois ela não só mobiliza todos os recursos disponíveis para levar cada aluno a se beneficiar das atividades de ensino de modo que possa se desenvolver afetiva, social e cognitivamente, mas impulsiona a construir a sua vida cidadã, concretizando os seus próprios valores.
Ao mesmo tempo, o Colégio pelos seus objetivos, procura intensificar o amor do aluno à família, desenvolvendo nele um afeto consciente pelos pais, irmãos e outros membros do círculo familiar, a solidariedade em todas as situações.
Em agosto de 1985, foi inaugurado o Núcleo Recreativo “Criação”. A escola recebeu esse nome porque se pretendia que ali as crianças estivessem sempre em “ação” (CRI = criança + AÇÃO= movimento) – brincando, criando, investigando e aprendendo.
A primeira unidade foi na Vila Imape, na av. 9 de julho. Uma casa com bom terreno, tanque de areia, parquinho, horta e acomodação para 30 crianças, com idades entre 2 e 6 anos. Na época a escola contava apenas com três funcionários.
No ano seguinte, o número de crianças aumentou, as instalações foram ampliadas e a escola passou a ter classes de Maternal, Jardim I, Jardim II e Pré, com uma professora por classe, 2 auxiliares, uma ajudante geral e uma professora de Ed. Física.
No final desse mesmo ano, a escola ganhou mais uma unidade, quando encampou a Escola de Educação Infantil “Grilo Encantado”, que ficava no outro lado da cidade na av. Marechal Deodoro da Fonseca.
Somente em meados do ano seguinte as crianças das duas unidades foram transferidas para outro endereço, à rua Manoel Tavares da Silva, na Vila Tavares. A partir daí a escola cresceu e chegou a ter 120 alunos.
Durante o tempo em que Maria Thereza Rossi foi proprietária do Criação, conheceu muitas pessoas (pais de alunos) com as quais fez boas amizades, dentre elas a Elisabeth, mãe da aluna Letícia Yuri.
Certa vez, quando Maria Thereza manifestou sua vontade de encerrar as atividades da escola, a Elisabeth disse que falaria com duas amigas, Ivone e Selma, que também tinham bons propósitos em educação e, se elas concordassem, comprariam a escola.
Assim em 1990, as três amigas assumiram a escola e, prosseguiram fazendo um excelente trabalho.
Venha conhecer nosso colégio. Agende uma visita!